Re.RuRal ECOsystem
Re.RuRal - ECOsystem Ciclo de 10 mobilidades internacionais de aprendizagem.
Tem o objetivo de desenvolver uma rede que está focada em boas práticas regenerativas a nível social e ecológico no mundo rural.
Estamos a construir uma rede de parcerias na Aldeia de Transição de São Luís, organizada pelo Co.Re - Centro de Aprendizagem Rural.
Tivemos a primeira mobilidade de aprendizagem entre 19 e 25 de outubro de 2024.
​
Esta atividade teve a intenção:
* Partilhar as boas práticas que estamos a aplicar no nosso contexto rural
* Planear futuras colaborações com organizações que trabalham em áreas rurais
* Re-imaginar radicalmente o futuro das zonas rurais em colaboração com a Rede de Transição
​
​
​
​
​
Aplicamos princípios de educação não formal e trabalhamos sobre actividades de aprendizagem experiêncial;
​
* Envolvimento com a comunidade local, paisagem e cultura,
* Promover espaços de aprendizagem e crescimento entre pares.
* Equilíbrio entre a cabeça, o coração e as mãos.
Resultados de aprendizagem planeados
* Intercâmbio de boas práticas no trabalho com jovens, promovendo a participação e a responsabilidade ecológica nas zonas rurais;
* Vivenciar as práticas de engajamento comunitário e desenvolvimento rural implementadas em São Luis;
* Estabelecer ligações e desenvolver relações de colaboração com animadores de juventude e ONGs de toda a Europa para implementar projectos de alta qualidade em rede;
* Explorar com Rob Hopkins como a imaginação radical pode orientar as nossas acções.
​
No último dia desta formação tivemos uma conferência muito especial
“Como se apaixonar pelo Futuro:
Libertar o Poder da Imaginação”
Conferência da Transição
​
Esta conferência faz parte de uma digressão por Portugal de Rob Hopkins e Filipa Pimentel.
A base desta conferência será a partir da experiência do Movimento de Transição como agente de mudança eco-social internacional, com um foco especial no poder e na importância da imaginação para o ser humano, sobretudo em tempos de crise em que a mudança no mundo urge.
Esta digressão acontece no momento que o último livro do Rob Hopkins é publicado em português - ‘E se… libertássemos a imaginação para criarmos o futuro que desejamos?’ - traduzido em 6 línguas - disponível na Bambual Portugal
O calendário da digressão passará por Portugal inteiro: começará em Viseu; Culturgest, Lisboa; Rizoma, Telheiras - Lisboa; Póvoa de Varzim; Sintra; Beirã, Portalegre; Montemor-o-Novo; São Luís; Faro; Planetiers (Aveiro) e Universidade Católica do Porto.
INSTAGRAM da digressão: www.instagram.com/e_se_digressao/
​
​
Sexta- feira, 25 Outubro 2024, 16h-19h Centro Co.Re, São Luís, Portugal​
‘How to fall in love with the Future’
Transition Conference
25th October 16h-19h
We want to invite you to a very special conference at the Co.Re Centre.
This conference is part of a tour of Portugal by Rob Hopkins, co-founder of the Transition Movement, and Filipa Pimentel, leader of the Transition Network and a member of Transition Portugal
The basis of this meeting will be the Transition Movement's experience as an agent of eco-social change in São Luís and internationally, with a special focus on the power and importance of the imagination for human beings, especially in times of crisis when change in the world is urgently needed.
This tour is taking place just as Rob Hopkins' latest book is being published in Portuguese - “What if... we free our imagination to create the future we want?” - translated into 6 languages - available from Bambual Portugal.
The tour schedule will take in the whole of Portugal: starting in Viseu; Culturgest, Lisbon; Rizoma, Telheiras - Lisbon; Póvoa de Varzim; Sintra; Beirã, Portalegre; Montemor-o-Novo; São Luís; Faro; Planetiers (Aveiro) and Universidade Católica Porto.
Mais informações sobre os oradores e o movimento de transição
Sobre Rob Hopkins
Rob Hopkins é o cofundador da Transition Network e da Transition Town Totnes, e autor de vários livros, incluindo "The Transition Handbook" e, mais recentemente, "From What Is to What If: unleashing the power of imagination to create the future we want". É um Ashoka Fellow, falou no TED Global e em vários eventos TEDx, e apareceu no fenómeno cinematográfico francês "Demain". Tem um doutoramento da Universidade de Plymouth, bem como 2 Honoris Causas, e é diretor da Totnes Community Development Society. Apresenta o podcast "From What If to What Next". Em novembro de 2022, foi nomeado Cidadão Honorário de Liège, na Bélgica, pelo Presidente da Câmara da cidade. O seu sítio Web é robhopkins.net.
Sobre Filipa Pimentel
Filipa é portuguesa e vive na Bélgica desde 2000, mantendo raízes muito profundas e vivas em Portugal. Atualmente, divide o seu tempo entre Bruxelas e Viseu.
Trabalhou como consultora política na área da sustentabilidade, para várias instituições europeias e outras organizações não-governamentais, em Bruxelas. Atualmente, é co-líder da Rede de Transição, apoiando o Movimento de Transição internacional, explorando com pessoas de todo o mundo como desenvolver infra-estruturas sociais, cultura colaborativa e novas formas de liderança capazes de apoiar um movimento que tem a missão de contribuir para uma mudança social profunda. Tem formação em governação partilhada pela Université du Nous (França) e Sociocracy for All (Estados Unidos) e formação de facilitadores pela Prosocial.world. É formadora de ferramentas de inteligência coletiva e de modelos de Transição. Mais informações em https://www.linkedin.com/in/filipa-pimentel-transitionnetwork/
​
O Movimento de Transição
Transição é um movimento de comunidades que se juntam para reimaginar e reconstruir o nosso mundo. É um movimento que tem vindo a crescer desde 2005. Os grupos de Transição liderados pela comunidade estão a trabalhar para um futuro com baixas emissões de carbono e socialmente justo, com comunidades resilientes, uma participação mais ativa na sociedade e uma cultura de cuidados centrada no apoio mútuo.
Na prática, estão a utilizar métodos participativos para imaginar as mudanças de que necessitamos, criando projectos de energias renováveis, relocalizando sistemas alimentares e criando espaços comunitários e verdes. Estão a fomentar a Transição Interior das mudanças culturais e de mentalidade que apoiam a mudança social e ambiental. Estão a estimular o empreendedorismo, a trabalhar com os municípios, a criar ligações e cuidados comunitários, a reparar e a requalificar.
O nível de escala da comunidade tem um enorme potencial para influenciar a mudança e é uma parte crucial do desenvolvimento e da orientação dos sistemas sociais e económicos para a sustentabilidade, a justiça social e a equidade. Reconhece-se cada vez mais que as abordagens do topo para a base não são suficientes para afetar a mudança e precisam de ser combinadas com respostas a nível comunitário.
É uma abordagem que já se espalhou por mais de 50 países, em milhares de grupos: em vilas, aldeias, cidades, universidades, escolas. Em todo o mundo, existem 25 Centros de Transição que apoiam e ligam os grupos de Transição no seu país/região e estabelecem ligações internacionais. A Transição tem sido referida como "esperança com as mangas arregaçadas".
Imaginação
Nos últimos anos, desde a publicação do seu livro "From What Is to What If", o trabalho de Rob tem-se centrado na imaginação radical e na necessidade urgente de expandir essa capacidade nas nossas sociedades. O livro "From What If to What Next" será brevemente publicado em português, o que é muito interessante. O livro explora o estado de saúde da nossa imaginação colectiva em 2023 e por que razão está em declínio no preciso momento da história em que as circunstâncias exigem que reimaginemos tudo. O livro foi publicado em francês, alemão, turco, sul-coreano e agora em português. O trabalho de Rob sobre a imaginação está na vanguarda de um movimento emergente em torno do conceito de "Ativismo da Imaginação". Desde a publicação do livro, o trabalho de Rob expandiu-se para workshops e formações sobre o tema da imaginação (ver abaixo), para o seu podcast 'From What If to What Next', para 'Field Recordings from the Future' - um projeto de música ambiente que está a fazer com o artista Mr Kit, para uma banda desenhada de 'Field Recordings from the Future' com o cartoonista belga Thomas Liera, e para um novo livro que está a pesquisar explorando a questão da viagem no tempo como uma ferramenta para os ativistas. Organizou workshops sobre o Ativismo Imaginativo com autoridades locais em toda a Europa, com a Patagónia e com a casa de moda italiana/francesa Balenciaga, além de falar sobre o tema em muitas conferências. É muito procurado pela sua abordagem positiva e dinâmica a questões que, na maioria das vezes, apenas geram desespero.